Dicas importantes para obra ou reforma

Depois de tanta obra e reforma e de tanto compartilhar com meus clientes essa fase tão especial e tão trabalhosa, me sinto no direito e principalmente no dever de compartilhar estas dicas tão importantes. Leia com atenção e vamos complementando esta lista ao poucos, aprender com os erros é mesmo a melhor forma de aprender, não é mesmo? E além disso, quando acertamos nas escolhas queremos que os outros também acertem, então vamos lá!




1. Embora façamos planos iniciais, mantenha-se com a ''mente aberta'' para aproveitar novas inspirações, oportunidade e aproveite cada momento da sua obra ou reforma. Problemas sempre aparecem, mas é preciso manter-se calmo e sereno para conseguir dar conta da empreitada com jogo de cintura. Compre com sabedoria e mantenha uma linha de inspiração para não fazer escolhas equivocadas e planeje muito bem o investimento: comece pelo principal, estrutura, pintura, fiação, encanamento... Não economize no importante, faça boas escolhas, inclusive quantos aos profissionais que farão a execução do trabalho.

2. Ao contratar os profissionais estabeleça uma comunicação por escrito formalizando tudo que fora contratado nos mínimos detalhes e tenha recibos de tudo que foi pago e uma data determinada para o prazo de entrega. O desenho é a linguagem universal, pra isso faça uso do desenho para explicar tudo nos mínimos detalhes e tenha sempre uma cópia do que foi combinado e tire um tempo para acompanhar tudo de perto, é melhor corrigir logo no início do que descobrir tarde demais e ter muito prejuízo pra corrigir os erros.



3. Tenha bom senso na escolha das cores, principalmente nas pinturas. Se você tem o hábito de querer renovar invista em peças neutras que possam ser combinadas de várias formas junto com peças ousadas, criativas e até coloridas. Algumas escolhas podem ser mais econômicas e até mais indicadas para a sua obra, se for uma casa alugada, por exemplo, opte por materiais que você possa aproveitar em uma possível mudança. E garimpe muito, mas muito mesmo, não saia comprando no impulso e pense muito bem antes de fechar negócio.

4. Lembre-se sempre de tirar proveito do que você tem de melhor, uma vista bonita, um móvel antigo, um jardim... Reaproveite e use a criatividade, criar exige uma pitada de ousadia com bom senso e boas escolhas. Aproveite a iluminação e dê personalidade ao seu projeto, mesmo que faça tudo aos pouquinhos, tenha certeza do que você quer. Leia, converse e pesquise muito, não precisa sair por aí comprando oque esta na moda... você dita oque estará na moda na sua vida.

 5. Pesquise, planeje e comece com calma. A pressa é mesmo inimiga da perfeição, se o profissional que você confia estiver ocupado em outro cliente, espere. Vale a pena. E acima de tudo, sinta confiança no profissional que você escolhe, não compre apenas pelo preço, veja o diferencial e a assistência, faça bons contatos e tenha sempre uma boa relação com bons profissionais. A casa exige manutenção e quem ama decorar quer estar sempre por dentro e sempre reinventando, melhorando, criando... Você vai precisar ter bons contatos e bons profissionais, a procura não é nada fácil, pesquise muito e não se acomode nem desanime com os maus profissionais que você pode encontrar no caminho. Mãos a obra!


abraço,
Ana Scherer

2 comentários:

GRAÇA disse...

Ideias que e dicas que nos esquecemos e que dão muito jeito
Eu sou a Kika e falo pelos cotovelos e ainda gosto mais é ter novos amigos com boas ideias
Turrinhas e beijo da mami
Tens um selinho no meu blog que faço questão de te oferecer "Cristal de diamante " é muito forte e poderoso
Kika

Amanda disse...

Oi ana adorei sua visita volte sempre!! Bjs