A lapidação é um processo utilizado para modelagem do vidro, sendo aplicado às bordas das placas para que o corte seja retirado e a resistência aumentada. O processo, desde o nome que recebe, remete bastante àquele que é aplicado na produção de joias e itens com pedras preciosas – entalhes e recortes que destacam um belo acabamento e agregam valor ao produto.
Em outros tempos, o processo de lapidação era efetuado com discos de ferro fundido com areia ou pedra. Atualmente, utilizam-se rebolos diamantados que podem tanto ser operados de forma manual, pressionados contra a superfície do vidro, quanto de maneira automática, com o vidro percorrendo o maquinário e sendo lapidado. Após esse processo, o vidro passa por um rebolo de polimento para garantir seu brilho original.
A técnica é bastante aplicada na produção de tampos de mesas de vidro e espelhos, e é também um processo bastante utilizado para a produção de peças mais artísticas e decorativas, como o vidro bisotê, outro tipo de vidro lapidado.
Vidro incolor facetado ou bisotê
Vidro incolor lapidado com cantos moeda
Espelho facetado ou bisotê
Vidro incolor facetado + canto moeda
Vidro incolor lapidado com canto garrafa
Nenhum comentário:
Postar um comentário